terça-feira, 10 de maio de 2011

REBLOGAGEM: Como o DETONAUTAS foi parar no ROCK IN RIO?

Share on Tumblr

Por Tico Santa Cruz

Tinha quatorze anos quando estava a caminho do Maracanã para assistir a primeira banda que despertou em mim um certo fanatismo. Era Janeiro de 1991. Nos braços tinha aquelas tatuagens de banca de jornal. Colecionava pôsteres, Álbum de figurinhas e tudo mais relacionado ao estilo de vida que depois adotei como ideologia.

Tinha quatorze anos quando estava a caminho do Maracanã para assistir o primeiro show de Rock em que realmente poderia bater no peito e dizer: “Conheço todas as musicas”.

Em 1985 fiquei triste por não ter tido a oportunidade de assistir o maior festival de Rock daquela época. Minha mãe queria me levar, mas lembro que... (continua no link "mais informações")
foi pelo telefone que meu pai não autorizou. Ainda era muito jovem para acompanhar algo nunca antes feito no país em tais proporções. Foi histórico.

Tinha quatorze anos quando estava a caminho do Maracanã para ver das arquibancadas o show do Guns n’ Roses.  Juntei todas as moedas que vinha guardando há tempos do lanche da escola. Minha avó me deu mais algumas de suas poucas economias e consegui finalmente juntar a quantia necessária para comprar o ingresso.


Foi com quatorze anos que disse antes de entrar no Estádio: “Um dia ainda vou tocar nesse festival”.  Inocente, ingênuo, sem qualquer perspectiva musical. Apenas com o sonho adolescente de ser um Rock Star igual ao que acompanhava pela MTV e que me fez colocar uma bandana na cabeça, o boné virado para trás a camisa preta com as armas e as rosas estampadas no peito e o grito na garganta.

Pois bem...

Passaram-se vinte anos de lá pra cá.
Muito aconteceu até aqui. Tenho boa parte disso registrado em folhas de caderno, devidamente guardados em um local onde posso acessar a qualquer momento.  Uma vida.
Em 1997 decidi pela Internet procurar pessoas interessadas em formar uma banda. Meu sonho era viver de musica. Quantos não sonham com isso hoje? Quantos não sonharam?
O Detonautas nasceu ali. Num quarto em Copacabana, Rio de janeiro. Foram Quinze anos de lá até aqui. Uma história de superação, improvável, mas real.
Um dia quero contar toda esta história e deixá-la registrada com fotos, e-mails trocados, recortes de revistas, Jornais e tudo mais que consiga inserir curiosos numa trajetória de sucessos, fracassos, conflitos, perdas e ganhos, mas acima de tudo; muita determinação, força de vontade e fé no trabalho.

Não vou usar este momento importante da minha vida pessoal e profissional para lamentar o que passou. Nem para atacar meus inimigos ou esfregar na cara dos que duvidaram de nós mais uma conquista improvável para a banda. Nós somos aqueles que quando eles pensam que conseguiram anular, reaparecem novamente cheios de disposição e coragem para seguir adiante.

Vinte anos depois do dia que caminhei em direção ao estádio do Maracanã no Rio de janeiro para assistir ao Guns n’Roses no Rock in Rio 2, posso dizer que o Detonautas estará tocando no MESMO palco do MESMO festival. Um dos maiores FESTIVAIS DE MÚSICA DO MUNDO. Com atrações de representatividade nacional e internacional.

A pergunta que os desacreditados fazem:
COMO É QUE O DETONAUTAS CONSEGUIU CHEGAR AO ROCK IN RIO?

Eles não estão no Top 10 das mais tocadas nas rádios. Pouco tocam nas rádios sequer. Também não estão expostos na TV, nem nas capas de Revistas, muito menos nos canais de musica. Também não ganharam prêmios importantes nos últimos anos, podemos dizer que não foram nem convidados para as premiações. Não estão numa gravadora, não participaram de grupos ou panelas que privilegiam algumas figuras. Também não tem fãs obcecados, 24 horas atormentado os outros com Tags, pedidos de votação e outros pacotes dos dias atuais.

COMO É QUE O DETONAUTAS FOI PARAR COMO UMA DAS ATRAÇÕES PRINCIPAIS DO PALCO MUNDO NO MAIOR FESTIVAL DO PLANETA?

Lhes respondo amigos e amigas.
Nós trabalhamos com dignidade, responsabilidade, coerência e determinação.
Traçamos TODOS os nossos objetivos e conquistamos, arduamente, pois nada veio fácil para nós. Não fomos escolhidos por críticos ou jornalistas como novidades RELEVANTES para a cena musical Brasileira. Mas nesse tempo todo, mostramos NOS PALCOS, pelas estradas, pelos caminhos que conseguimos abrir por NOSSA CONTA, do que REALMENTE se trata O DETONAUTAS e conquistamos o respeito e a admiração de MUITAS pessoas.

Não estimulamos fanatismos, estimulamos apenas a consideração e VALORIZAMOS as pessoas que nos deram atenção e que não VIRARAM AS COSTAS quando parecia que tudo havia desabado.

A Musica tem poder!
Dinheiro tem poder e influência sem Dúvida. Pode comprar espaços e garantir regalias. Mas a musica feita com amor e verdade, aquela que você leva adiante por acreditar na capacidade de transformação, de emocionar as pessoas sem apelações, de divertir, entreter, mas também questionar e colocar o dedo na ferida quando preciso for, essa musica, pode não estar sendo enfiada GOELA ABAIXO de uma nova geração, mas ela perdura, ela sobrevive a censura, ao boicote, ao jogo sujo e quando menos se espera, ELA SE SOBRESSAI e mostra que SUCESSO é algo passageiro, importantíssimo, mas passageiro e que o PRESTÍGIO é algo duradouro. O Prestígio não se compra, não se conquista do dia pra noite, o Prestígio se obtém com suas escolhas, com os caminhos que você traçou e rumou, com a forma como se posicionou e principalmente com a personalidade que soube expressar.


Se errei?
Errei muitas vezes, é lógico. Ninguém esta 100% certo o tempo inteiro. 

Tenho minha maneira de jogar esse jogo. Nem todos concordam ou entendem, nem faço questão de agradar a “Elite intelectual” que comanda esta manada.  Também não fomos apadrinhados por “Poderosos”, de modo que nos sobrou somente nós mesmos, nossa amizade, nosso respeito e nossa crença de que sempre será Possível ultrapassar os obstáculos. Podemos dizer que fizemos amigos valiosos ao longo desse tempo e conseguimos admiração de gente importante!

Trabalhamos de forma transparente e sempre soubemos demonstrar o valor que damos aos nossos parceiros.

Aqui, não tem ninguém dizendo o que temos que vestir, com quem temos que sair, o que podemos falar e nem a quem devemos bajular para ter espaços. Aqui, conquistamos nossos territórios com Ação, atitude e determinação.

O Detonautas não se resume ao que ficou exposto a quem se guia pelos meios tradicionais de comunicação. Não é apenas um disco, como chegaram a dizer no começo, e nem apenas os Hits que tocaram em novelas, como dizem os desinformados.  Somos uma banda que manteve sempre a sua maneira de conduzir o trabalho numa cena confusa e superficial. Conduzimos com responsabilidade nossa carreira até aqui e isso fomentou AMOR E ÓDIO.

Nosso pilar é firme e a ESCALAÇÃO do Detonautas para o ROCK IN RIO é a comprovação de que apesar de todas as Dúvidas, manipulações, tudo que fez com que achassem que nós estávamos arruinados, caísse por água baixo.
Até porque o DETONAUTAS não é o Tico Santa Cruz, o Detonautas é um grupo de pessoas, uma equipe grande e que trabalha há anos unida. O DETONAUTAS é um conjunto de muitas variáveis que tinham TUDO para dar errado, mas que sobreviveu.

Confundem minha opiniões, meu posicionamento como artista, como cidadão, como homem, com o TRABALHO DO DETONAUTAS, esse é um erro comum. Todavia, não é momento para explicar exatamente como as coisas funcionam. O momento agora é de celebração e de organização para que possamos fazer dessa chance uma oportunidade de MOSTRARMOS AO BRASIL, QUEM É O DETONAUTAS. Ao vivo, no palco, onde sabemos fazer o melhor.

Obrigado a TODA EQUIPE DO ROCK IN RIO pela confiança e PELA MANEIRA DIGNA E HONESTA em tratar o festival. Sabemos que existe muita pressão, muitas variáveis comerciais e conceituais para que uma idéia saia do papel e se torne real. Mas acima de tudo, estamos falando de PROFISSIONAIS que transcenderam a barreira do óbvio e da politicagem e não sucumbiram as loucuras desse mercado. Montaram um Festival onde possam circular gente de todas as tribos, com gostos variados, mas efetivamente deram ao Rock Nacional um espaço que FALTAVA HÁ MUITOS ANOS.  Agradecemos pela chance de fazer parte desta história e nos comprometemos em oferecer o melhor.

É A VERDADE DISSO TUDO QUE NOS FAZ SEGUIR.

Estamos VIVOS. Obrigado a todos que acreditam!
Precisaremos MUITO MAIS de vocês agora, porque a vitória e a alegria só fazem sentido se forem compartilhadas.

PARABÉNS DETONAUTAS E EQUIPE.

ESTAMOS NO ROCK IN RIO PORRRRRRRRAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!


Tico Sta Cruz

2 comentários:

  1. olá td bem?já estou te seguindo.se quiser me seguir meus blogs agradeço,são da banda Tokio Hotel,apesar que adoro música brasileira nosso Rock Nacional.muito obrigado,tenha uma bom dia.
    http://sil-dublagem.blogspot.com/
    http://kaulitzforever-kaulitzforever.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar! Sua participação é muito importante!

É de fãs que participam de que o Rock Nacional Precisa!

Só não serão tolerados preconceitos e ofensas a quem quer que seja, pelo bem do Rock Nacional.

Linkwithin













#CAMPANHA @SigaRockBrasil

Desafiamos a todos o fãs de Rock Nacional a se unirem neste espaço democrático e provarem que independente do que a mídia tenta impor, nada substitui o bom e velho Rock Nacional. Siga o blog, divulgue, comente... É muito fácil, até crianças de 12 anos se únem por suas bandas favoritas e dominam a mídia! É, temos que conviver com o fato de que se trancar no quarto e ouvir seus hits não faz o Rock Nacional ganhar mais fãs e, em vez de promovê-lo, ajuda a acabar de matá-lo! Junte-se a nós.

Arquivo do blogue