terça-feira, 20 de julho de 2010

Por que o dia 13 de julho é o dia nacional do Rock?

Share on Tumblr

No dia 13 de julho de 1985, Bob Gedolf (cantor, compositor e humanitarista irlandês) e Midge Ure (guitarrista, cantor e compositor britânico) organizaram o Live Aid. O concerto de rock tinha o objetivo de arrecadar fundos para ajudar os famigerados da Etiópia. Os shows aconteceram em Londres, no Wembley Stadium, e na Filadélfia, no John F. Kennedy Stadium. Em Londres, reuniu cerca de 82.000 pessoas e na Filadélfia, 99.000 pessoas. Alguns artistas também se apresentaram em Sydney, Moscou e Japão. O Live Aid também foi transmitido por televisão e satélite, alcançando mais de 1,5 bilhão de espectadores em mais de 100 países.

Apresentaram-se artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath. Ou seja, os nomes mais requisitados se uniram em shows em prol da população da Etiópia.


Na verdade, o concerto foi concebido como a continuação de outro projeto da dupla Gedolf e Ure, o fantástico "Do They Know it's Christmas?", gravado por uma conjunção de músicos britânicos e irlandeses sob o nome "Band Aid".
Gedolf e Ure contaram com a primordial participação do promotor de eventos Harvey Goldsmith. Aos poucos, os nomes mais importantes do rock foram concordando em participar. O montante final arrecadado superou as expectativas inicias, 1.000.000 de libras. Mais de 150.000.000 de libras foram arrecadadas. Por conta de seus esforços Gudolf foi, posteriormente, condecorado com a ordem "Cavaleiro do Império Britânico".


O Live Aid começou às 12 horas (horário local) na Inglaterra e continuou às 13:51 horas nos Estados Unidos. As apresentações terminaram às 22 horas no Reino Unido e às 04:05 horas nos Estados Unidos. Concluiu-se que o concerto durou em média 16 horas.


No Estádio Wembley, os melhores momentos foram ao som do Queen, David Bowie, U2 e Paul McCartney. Já no Estádio JFK um dos melhores momentos foi quando Ron Wood tirou sua guitarra e ofereceu a Bob Dylan. Wood ficou parado no palco sem instrumento. Depois começou a tocar "air guitar" imitando Pete Townshend quando girou seus braços em círculos até que lhe trouxessem outra guitarra. Phil Collins se apresentou em ambos os lugares. Utilizando um Concorde, viajou de Londres à Filadélfia. Além de seu próprio set ele também se apresentou como baterista de Eric Clapton e de Led Zeppelin.


Após o sucesso dos shows, a nível mundial, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock. Também, pudera! Os principais nomes do rock reunidos em shows que visavam a solidariedade. O dia mundial do rock deve ser lembrado não apenas por homenagear um dos melhores ritmos musicais existentes. Ele deve ser lembrado como uma reflexão: o rock é solidário, o rock é necessário, o rock...merece SIM ter um dia só seu!

2 comentários:

Obrigado por comentar! Sua participação é muito importante!

É de fãs que participam de que o Rock Nacional Precisa!

Só não serão tolerados preconceitos e ofensas a quem quer que seja, pelo bem do Rock Nacional.

Linkwithin













#CAMPANHA @SigaRockBrasil

Desafiamos a todos o fãs de Rock Nacional a se unirem neste espaço democrático e provarem que independente do que a mídia tenta impor, nada substitui o bom e velho Rock Nacional. Siga o blog, divulgue, comente... É muito fácil, até crianças de 12 anos se únem por suas bandas favoritas e dominam a mídia! É, temos que conviver com o fato de que se trancar no quarto e ouvir seus hits não faz o Rock Nacional ganhar mais fãs e, em vez de promovê-lo, ajuda a acabar de matá-lo! Junte-se a nós.