quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Brasil - Cazuza -

Share on Tumblr
Brasil é uma composição de Cazuza, George Israel e Nilo Romero, interpretada por Cazuza e Gal Costa, foi tema de abertura da novela Vale Tudo na voz de Gal Costa, exibida pela Rede Globo em 1988, uma trama que abordou, segundo seu autor Gilberto Braga, "até que ponto valia ser honesto no Brasil".

Em 1987 Cazuza deu uma pequena declaração falando sobre a Letra Brasil, onde ele diz "Sempre tive horror de política, mas tem coisas que você não precisa saber qualquer burro vê. "Brasil" é uma música crítica, mas não tem nada a ver com uma fase "política". Eu simplesmente passei o ano passado (86) do lado de dentro, e quando abri a janela vi um país totalmente ridículo. O Sarney que era o não diretas virou o rei da Democracia. Os fãs de hoje são os linchadores de amanhã (frase de Millôr citada em "Vai à luta"). O Brasil é muito triste trópico".

Em 1988, ano em que a musica foi cantada todas as noites na voz de Gal Costa, o Brasil vivia em meio à crise econômica e numa grande ansiedade de que eleições democráticas pudessem mudar o rumo do país."Brasil" faz uma critica aos políticos desonesto “Brasil! Mostra a tua cara, Quero ver quem paga prá gente ficar assim! Brasil! Qual é o teu negócio? O nome do teu sócio? Confia em mim! “e a vantagem que brasileiro gosta de levar em tudo” Não me convidaram para essa festa pobre [...], não me subornaram será que é o meu fim [...], não me elegeram chefe de nada [...]”. A música retrata um país onde ser honesto é ser bobo, e a grande hipocrisia das pessoas, pois muitas criticam o político que rouba, mas dizem que se estivessem no lugar deles fariam a mesma coisa. Corrupção, hipocrisia, falsas promessas “Grande pátria desimportante, em nenhum instante eu vou te trair, não, não vou te trair” nesse trecho ele retrata que apesar de tudo, nós acreditamos que o Brasil irá mudar e se tornar o país do futuro. E eu me pergunto, “Que país do futuro?”, temos que deixar de ser bestas, e fazer o Brasil ser o país do presente.
“Os problemas do Brasil parecem ser os mesmos desde o descobrimento. A renda concentrada, a maioria da população sem acesso a nada. A classe média paga o ônus de morar num país miserável. Coisas que, parece, vão continuar sempre. Nós teríamos saída, pois nossa estrutura industrial até permitiria isso. O problema do Brasil é a classe dominante, mais nada. Os políticos são desonestos. A mentalidade do brasileiro é muito individualista: adora levar vantagem em tudo". Cazuza - 1988



Comentários
0 Comentários

0 COMENTE AGORA! Com seu Facebook ou Gmail:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Sua participação é muito importante!

É de fãs que participam de que o Rock Nacional Precisa!

Só não serão tolerados preconceitos e ofensas a quem quer que seja, pelo bem do Rock Nacional.

Linkwithin













#CAMPANHA @SigaRockBrasil

Desafiamos a todos o fãs de Rock Nacional a se unirem neste espaço democrático e provarem que independente do que a mídia tenta impor, nada substitui o bom e velho Rock Nacional. Siga o blog, divulgue, comente... É muito fácil, até crianças de 12 anos se únem por suas bandas favoritas e dominam a mídia! É, temos que conviver com o fato de que se trancar no quarto e ouvir seus hits não faz o Rock Nacional ganhar mais fãs e, em vez de promovê-lo, ajuda a acabar de matá-lo! Junte-se a nós.