sexta-feira, 4 de março de 2011

REPORTAGEM: Renato Russo e Cazuza; A Poesia Sobrevive Sempre

Share on Tumblr
Cazuza e Renato Russo tiveram trajetórias similares. Que ambos eram vocalistas de banda de rock, que eram excelentes letristas e marcaram não só o rock brasileiro, mas a música brasileira, todos sabemos; eles nos deixaram um legado de lirismo e força que ficará para sempre marcado em nossos corações. Selecionamos aqui algumas falas que demosntram quantas coincidências mais há entre os dois ídolos.

Segundo Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, “numa tarde de sexta-feira, ele (Ezequiel Neves) saiu mais cedo e contou depois que Cazuza pareceu estranho e sereno. Ouvia pouco e quase não dizia nada. Era como se meu filho dissesse ‘deixa pra lá’. Cazuza tinha dito a Zeca que queria assistir ao show da Legião Urbana no dia seguinte. Renato Russo, no dia 07 de julho, dia da morte e sepultamento de Cazuza, dedicou o show a ele”.


À noite, no Jockey Club Arena do Rio de Janeiro, Renato entrou no palco com a sua banda e disse: “Eu quero falar algumas coisas aqui. Eu vou falar de mim. Eu tenho mais ou menos 30 anos, sou do signo de Áries, eu nasci no Rio de Janeiro, eu gosto da Billie Holliday e dos Roling Stones, eu gosto de beber pra caramba de vez em quando, também gosto de milkshake. Eu gosto de meninas, mas eu também gosto de meninos. Todo mundo diz que eu sou meio louco. Eu sou cantor numa banda de rock’n roll. Eu sou letrista e algumas pessoas dizem que eu sou poeta. Agora eu vou falar de um carinha. Ele tem 30 anos, ele é do signo de Áries, ele nasceu no Rio de Janeiro, ele gosta da Billie Holliday e dos Rolling Stones, ele é meio louco, ele gosta de beber pra caramba. Ele é cantor numa banda de rock, ele é letrista, e eu digo: ele é poeta. Todo mundo da Legião gostaria de dedicar esse show ao Cazuza”.

Certa vez, Cazuza disse: “(...) eu tenho orgulho de fazer parte de uma geração que tem o Renato Russo, o Arnaldo Antunes, o Lobão, uma geração que acabou com essa história de que rock é bobagem. O rock já não é uma coisa da qual se possa debochar... A gente está com uma força de palavras, as pessoas estão ouvindo o que o Renato Russo fala, o que o Lobão fala... Por mais que cada um tenha caminhos loucos, eles estão falando”.

Em 1995, Renato Russo disse: “As pessoas vem, as pessoas vão... e o Cazuza foi e faz muita falta. Eu, sinceramente, sinto muito a falta dele, porque ele era uma espécie de ponto de referência, sabe? Nós temos o mesmo signo, a mesma idade, gostamos de Billie Holliday e de milkshake... Mas ele se foi... só que eu acho que a poesia dele fica para sempre... Eu me lembro que no lançamento de Que País é Este, em 87, o cazuza foi lá, já bem doente. Ele me disse uma vez que foi aquele negócio de ‘inveja criativa’ e quando ele ouviu Que País é Este foi aquela inspiração p/ ele escrever Brasil, que é uma das músicas... mais importantes. E todo mundo fala nos músicos dos anos 80... e o interessante disso é que Cazuza não é só dos anos 80... é pra sempre.”
group1268689@groupsim.com

*Clique em "comentários" para saber como deixar sua opinião aqui.

12 comentários:

  1. Porra! Esse valeu muito a pena! Adria...Mandou benzaçooo! Ameii e me arrepiei mesmo sabendo disso tudo, realmente ainda é espantoso como tudo aconteceu! Parabéns...continue assim!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, Adrinha! Excelente postagem!!!

    ResponderEliminar
  3. Ae, adria, rs:

    Tiego Bergome Estranged diz:
    *opaaaa
    *eh da adria née
    aaRENATO ZUZA/ProjetoBackup - @SigaRockBrasil - FILMES "SOMOS TÃO JOVENS" E "FAROESTE CABOCLO": http://migre.me/3ZAPm diz:
    *isso isso isso isso isso isso
    Tiego Bergome Estranged diz:
    *porra
    *me amarrei caraaa
    aaRENATO ZUZA/ProjetoBackup - @SigaRockBrasil - FILMES "SOMOS TÃO JOVENS" E "FAROESTE CABOCLO": http://migre.me/3ZAPm diz:
    *massa né?
    Tiego Bergome Estranged diz:
    *porra
    *me arrepiei aki e td

    ResponderEliminar
  4. Como comentar: Escreva a sua opinião, escolha sua conta google (orkut, gmail, YouTube) e por fim clique em "postar comentário". A sua opinião é fundamental para direcionarmos nossos trabalhos para promover o Rock Nacional.

    ResponderEliminar
  5. Mais q Poetas, as vozes de uma geração!
    Adorei o texto, parabéns Amiga ")

    ResponderEliminar
  6. Amei o texto. Tâo triste pensar que não teremos mais gênios como eles...

    ResponderEliminar
  7. Essa reportagem foi mto bem escolhida, emocionante,como dois poetas maravilhosos deixaram seu legado ! Parabéns Adriaa

    Agradecimento especial ao Renato que me encontrou, e convidou para participar desse mega Blog, demais
    Re..adoroooo

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. hum...sem Duvida Cazuza foi um excelente compositor e cantor ... mais...

    ResponderEliminar
  11. adorei bastante!!
    meus pelos estão 'pulando'de tão arrepiados, ao som irado das musicas deles (que pais e este e Brasil)
    obrigado por existirem e nos proporcionar este momento tão bacana

    ResponderEliminar

Obrigado por comentar! Sua participação é muito importante!

É de fãs que participam de que o Rock Nacional Precisa!

Só não serão tolerados preconceitos e ofensas a quem quer que seja, pelo bem do Rock Nacional.

Linkwithin













#CAMPANHA @SigaRockBrasil

Desafiamos a todos o fãs de Rock Nacional a se unirem neste espaço democrático e provarem que independente do que a mídia tenta impor, nada substitui o bom e velho Rock Nacional. Siga o blog, divulgue, comente... É muito fácil, até crianças de 12 anos se únem por suas bandas favoritas e dominam a mídia! É, temos que conviver com o fato de que se trancar no quarto e ouvir seus hits não faz o Rock Nacional ganhar mais fãs e, em vez de promovê-lo, ajuda a acabar de matá-lo! Junte-se a nós.

Arquivo do blogue