domingo, 27 de junho de 2010

Está on-line o blog Projeto Backup sobre Rock Nacional

Share on Tumblr
Hoje, na data em que Raul Santos Seixas completaria 65 aninhos, fica on-line o blog Projeto Backup, que trará não só textos sobre Raulzito, mas sobre o Rock Nacional, chamando atenção para o conteúdo cultural das letras.

Os anos 1980 foram um marco para o Rock Nacional, deixando na história através da arte musical os conflitos existenciais, políticos e ideológicos de uma geração que presenciou a censura da ditadura militar e também a liberdade de expressão conquistada dentro dessa mesma década.

Como o mestre Chico Buarque fez na MPB, nomes como Renato Russo, Cazuza e o homenageado de hoje, Raul Seixas, trouxeram para o Rock Brasileiro a inteligência de se expressar através de letras reflexivas com poder de crítica social.

Além disso, a liberdade oitentista foi iniciada com o evento que podemos considerar o Woodstock brasileiro: O Rock'n'Rio I. Com a abertura política do País, foi possível inspirar mais ainda a juventude a produzir mais e mais músicas para expressarem desde seus sentimentos até sua ideologia. Foi o combustível para bandas como RPM, Engenheiros do Hawaii e Paralamas do Sucesso darem ainda mais vida a suas obras e a novas idéias.

Não podemos dizer que os roqueiros brazucas são punks, pois a partir do momento que conseguiram sair do undergroud para o mainstream, infiltraram-se no sistema para difundir suas idéias, enquanto os punks continuaram falando de suas idéias para eles mesmos... Mas foram serguidores do lema punk "Do yourself!" Razão pela qual a gente observa a simplicidade nos ritimos e na harmonia musicais, mas, mesmo assim, com poucos recursos, fizeram arte, pura arte!

Enfim, aprofunde-se nas obras, vale a pena! Principalmente para você que tem uma banda ou é poeta, tem algo a dizer e quer escrever com qualidade. Inspire-se!

Um comentário:

  1. raul seixassssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!entrou pra história cawboy fora da lei

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Sua participação é muito importante!

É de fãs que participam de que o Rock Nacional Precisa!

Só não serão tolerados preconceitos e ofensas a quem quer que seja, pelo bem do Rock Nacional.

Linkwithin













#CAMPANHA @SigaRockBrasil

Desafiamos a todos o fãs de Rock Nacional a se unirem neste espaço democrático e provarem que independente do que a mídia tenta impor, nada substitui o bom e velho Rock Nacional. Siga o blog, divulgue, comente... É muito fácil, até crianças de 12 anos se únem por suas bandas favoritas e dominam a mídia! É, temos que conviver com o fato de que se trancar no quarto e ouvir seus hits não faz o Rock Nacional ganhar mais fãs e, em vez de promovê-lo, ajuda a acabar de matá-lo! Junte-se a nós.