Quanto tempo estamos sem ele! Sem o nosso eterno jovem selvagem, o dono da geração coca-cola, nosso grão de areia, o gigante de mármore! Hoje, dia 27/03/11 seria o aniversário de 51 anos de Renato Manfredini Júnior, o popular Renato Russo. O que fez ele ser tão aclamado? Ser considerado, praticamente um líder messiânico entre as pessoas que o acompanhavam em todos seus momentos?
Primeiramente, devemos ressaltar que ele era um menino interessado e dedicado. Gostava de ler e escrever. E graças a epifisiólise (doença óssea) que fora diagnosticada quando tinha 15 anos, o fez ficar de cama por seis meses, onde estudou muito, e se dedicou a música. Não é que "há males que vem para o bem"? Então, o carvão começava a se tornar um diamante; e que belo diamante! E então, sua primeira banda nasce. Ou melhor, aborta.
O aborto elétrico, foi essencial, sendo a primeira banda do Júnior (como sua mãe o chamava servindo de experiência para Renato, e sendo a origem da Legião Urbana e do Capital inicial. Após a banda acabar, Renato continua a fazer suas composições, mas a cantar sozinho, tornando-se então "O Trovador Solitário", Época na qual compôs grandes hits como Eduardo e Mônica, Faroeste Caboclo, entre outras. Após alguns meses ele se junta a Marcelo Bonfá. E, a partir daí, estava nascendo a Legião, tendo tido passagem e Eduardo Paraná, Paulo Paulista e Ico-Ouro Preto (irmão de Dinho Ouro-Preto). Finalmente chega Dado Villa-Lobos e Renato Rocha (que posteriormente, sai da banda também) e a partir daí, estava cravada a formação clássica da Legião Urbana.
Russo escrevia as músicas, cantava, e além disso, ele era a alma da banda! Regeu uma grande massa de rockeiros, fãs, a perfeita nostalgia! Um fato curioso é de que a maioria das músicas não eram comerciais, e foi um susto para ele ter vendido tanto. Não se considerava poeta. Não se considerava um sucesso. Mas o era, e o fazia tão bem, que conquistou durante sua vida e continua conquistando fãs.
Eu, particularmente, o conheci em "quase sem querer" e foi amor à primeira vista. Depois de tanto tempo de sua morte, eu fui prova de que ele continua tocando os corações das pessoas com suas músicas; com letras fortes e marcantes e que nos chamam para momentos de reflexão, nos diziam muito dele e acabavam por traduzir muito de nós mesmos! Era sensível, culto, impulsivo, extraordinário, romântico, lírico, feroz, era cantor e encantador. Era um gênio, e único.
Renato Russo, lhe devemos tanto! Agradecemos por nos ter ensinado a todos que disciplina é liberdade, compaixão é fortaleza, ter bondade é ter coragem, que é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã! E tantas outras lições...
Ah,"Se fosse só sentir saudade, mas tem sempre algo mais..."
Força Sempre!
lindo alele
ResponderEliminare lah se vao 14 anos sem o nosso trovador solitario...mas como ele mesmo dizia ``os bons morrem cedo`` mas deixam seus rastros, e ele o fez como nenhum outro deixou em cada um pouquinho de si,conseguiu transmitir atraves dos seus versos e de suas melodias aquilo q existe no coraçao de cada um de seus dicipulos emocionou e ainda emociona legioes de fãs que ouvem as suas musicas e encontram nelas afago.. .ele ja nao esta mais entre nos mas sera eterno em nossos coraçoes!a humanidade nao seria a msm se nao fosse vc renato nos te amamos!!
ResponderEliminarMuito legal este texto, Luna! Parabéns!!! Você é mesmo um exemplo de que não precisa ter vivenciado a época para admirar a obra.
ResponderEliminarParabéns Renato Russo!!!
Obrigada Yck! Sim Laylla, Renato Russo é eterno e obrigada por comentar! Obrigada Renato!
ResponderEliminar